Projeto: Eu e meu mundo

 
Justificativa
            Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-as com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características,  valores de toda uma sociedade na qual está inserido. Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática e hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar.

Objetivo geral
Possibilitar a construção da identidade  e visão de mundo da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente, criativa e contextualizada.

Objetivos Específicos
- Resgatar a história de vida da criança, tendo como fato primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;
- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores);
- Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações, harmoniosas ou conflitantes na família, no trabalho, na produção e nas trocas;
- Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
- Valorizar o seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
- Estabelecer uma relação positiva com a sociedade;
- Conhecer seus antepassados;
- Desenvolver habilidades motoras, imaginativas, de cooperação, de concentração, criatividade e de espírito competitivo;

Conteúdos
         
Identidade; família; nomes próprios; sílabas e número de letras; ordem alfabética; sequência numérica; números pares e ímpares; ordem crescente e decrescente; números ordinais; altura, peso; maior e menor; sucessor e antecessor; partes do corpo; cuidados com o corpo; prevenção as doenças;  órgãos do sentido e suas utilidades; árvore genealógica; membros integrantes da família; localização da moradia; partes da casa.

Procedimentos
        O projeto será desenvolvido através de vários procedimentos a serem elaborados a partir do planejamento semanal. Entre eles podem ser destacados: a elaboração de um álbum de identificação; conversas e debates; elaboração de cartazes e murais; quebra-cabeça; reprodução de histórias; teatro; gincana; desenhos livres ou mimeografados; pesquisa de figuras e letras em jornais, revistas e gibis; ordenação de sequência de figuras; calendário; construção da linha do tempo; jogos; elaboração de gráficos com alturas e pesos das crianças, confecção de massinha; banho em bonecas; entrevista com os pais; visita e observação ao redor da creche.

Avaliação
         É necessário que a avaliação seja sistemática e que, todos os momentos do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores. Cada professor deverá criar uma ficha de avaliação com todas as atividades a serem realizada, observando o desenvolvimento individual de cada criança e da turma em geral. Os resultados servirão de ajuda ao processo educativo, fornecendo ao professor elementos em que se promoveram avanços na construção do conhecimento.