Justificativa
O estudo da natureza está intimamente ligado à formação integral do indivíduo. Portanto, a especificidade do estudo da natureza animal é mais um passo para o desenvolvimento desta formação integral.
O tema do presente projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, pois, em geral, contam com várias informações relativas a ele, na media em que o animal tem uma presença constante em seu mundo cotidiano através de desenhos animados, histórias jogos, animais de estimação de suas vivências pessoais e sociais.
Através do desenvolvimento do projeto será facilitada a correlação entre os diversos animais com seu ambiente o que possibilitará o aprofundamento e ampliação de vários estudos.
O projeto contribuirá, também, com o envolvimento direto da criança com a realidade do mundo em que vive possibilitando-lhe a formação de conceitos significativos.
Objetivos
· Definir as principais características de diversos animais que vivem no mar;
· Diferenciar vertebrados de invertebrados;
· Comparar os diversos tipos de animais através da observação;
· Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Procedimentos
· Pesquisar a história de cada animal;
· Classificar os animais;
· Desenvolver atividades lúdicas;
· Desenvolver atividades matemáticas;
· Elaborar cartazes, álbuns, painéis, jogos;
· Estabelecer ordem crescente e decrescente;
· Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
· Elaborar histórias sobre animais com ajuda das crianças;
· Contar histórias para o grupo mostrado gravuras de determinados animais;
· Manter cuidados de um peixe no aquário;
· Desenvolver histórias através de teatro;
Atitudes
Linguagem oral e escrita
· Nomes (início a formação do próprio nome);
· Letras iniciais de várias nomenclaturas;
· Reescrita coletiva (textos, filmes, histórias, teatro);
· Conversas diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas;
· Observação e manuseio de livros;
· Histórias;
· Situações do cotidiano que envolva leitura e escrita;
· As letras do alfabeto;
· Formação de palavras, o alfabeto;
· Formação de palavras, frase e pequenos textos;
· Números de letras e sílabas;
Matemática· Quantidades
· Cores
· Texturas
· Espessuras
· Tamanho
· Altura e comprimento
· Peso
· Temperatura
· Orientação espaço tempo
· Conjunto
· Formas geométricas simples
· Numerais associados a quantidades
· Numerais (leitura e escrita)
· Ordem crescente e decrescente
Ciências Naturais· Moradia (habitat)
· Órgãos do sentido
· Alimentação
· Conservação
· A proteção da fauna
· Animais em extinção
Conteúdos relacionados ao projeto
· Preocupar-se com a preservação da natureza;
· Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
· Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
· Classificar diferentes animais pelas suas características (diferenças e semelhanças);
· Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
· Organizar-se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat dos animais aquáticos;
· Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
· Identificar como vivem os animais aquáticos;
Livros didáticos
CDs / som
Televisão / Filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet / computador / softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fortográfica
Painéis
Vídeo
Revista / jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Lixas d'água
Espelho
Filmadora
Fichas, figuras
Tecidos
Isopor
Avaliação
Os projetos trasnformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Alguns instrumentos de avaliação:
- Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
- Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
- Dados registrados com referência ao aluno ou ao grupo;