Projeto Fundo do Mar

Justificativa
               O estudo da natureza está intimamente ligado à formação integral do indivíduo. Portanto, a especificidade do estudo da natureza animal é mais um passo para o desenvolvimento desta formação integral.
                O tema do presente projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, pois, em geral, contam com várias informações relativas a ele, na media em que o animal tem uma presença constante em seu mundo cotidiano através de desenhos animados, histórias jogos, animais de estimação de suas vivências pessoais e sociais.
                Através do desenvolvimento do projeto será facilitada a correlação entre os diversos animais com seu ambiente o que possibilitará o aprofundamento e ampliação de vários estudos.
                O projeto contribuirá, também, com o envolvimento direto da criança com a realidade do mundo em que vive possibilitando-lhe a formação de conceitos significativos.

Objetivos

·         Definir as principais características de diversos animais que vivem no mar;
·         Diferenciar vertebrados de invertebrados;
·         Comparar os diversos tipos de animais através da observação;
·         Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Procedimentos
·         Pesquisar a história de cada animal;
·         Classificar os animais;
·         Desenvolver atividades lúdicas;
·         Desenvolver atividades matemáticas;
·         Elaborar cartazes, álbuns, painéis, jogos;
·         Estabelecer ordem crescente e decrescente;
·         Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
·         Elaborar histórias sobre animais com ajuda das crianças;
·         Contar histórias para o grupo mostrado gravuras de determinados animais;
·         Manter cuidados de um peixe no aquário;
·         Desenvolver histórias através de teatro;
Atitudes  

Linguagem oral e escrita  
·         Nomes (início a formação do próprio nome);
·         Letras iniciais de várias nomenclaturas;
·         Reescrita coletiva (textos, filmes, histórias, teatro);
·         Conversas diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas;
·          Observação e manuseio de livros;
·         Histórias;
·         Situações do cotidiano que envolva leitura e escrita;
·         As letras do alfabeto;
·         Formação de palavras, o alfabeto;
·         Formação de palavras, frase e pequenos textos;
·         Números de letras e sílabas;
Matemática
·         Quantidades
·         Cores
·         Texturas
·         Espessuras
·         Tamanho
·         Altura e comprimento
·         Peso
·         Temperatura
·         Orientação espaço tempo
·         Conjunto
·         Formas geométricas simples
·         Numerais associados a quantidades
·         Numerais (leitura e escrita)
·         Ordem crescente e decrescente
  Ciências Naturais
·         Moradia (habitat)
·         Órgãos do sentido
·         Alimentação
·         Conservação
·         A proteção da fauna
·         Animais em extinção

 Conteúdos relacionados ao projeto
·         Preocupar-se com a preservação da natureza;
·         Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
·         Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
·         Classificar diferentes animais pelas suas características (diferenças e semelhanças);
·         Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
·         Organizar-se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat dos animais aquáticos;
·         Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
·         Identificar como vivem os animais aquáticos;

Material didático / recursos
Livros didáticos
CDs / som
Televisão / Filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet / computador / softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fortográfica
Painéis
Vídeo
Revista / jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Lixas d'água
Espelho
Filmadora
Fichas, figuras
Tecidos
Isopor

Avaliação
Os projetos trasnformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Alguns instrumentos de avaliação:
- Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
- Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
- Dados registrados com referência ao aluno ou ao grupo;